sábado, 27 de outubro de 2018

[Café] Um cafezinho italiano

Photography by @agarotaraivosa on Instagram

A cafeteria italiana produz um café encorpado (forte) e muito aromático, a máquina mais popular vem geralmente em forma de ampulheta, entretanto, podemos encontrá-la em diversos formatos e estilos. Apesar da diferença de estilos, o processo de preparo é o mesmo: a água na base aquece e a pressão do vapor passa através do café moído e esta pronto para o consumo. Infelizmente, o café em pó que compramos no supermercado não pode ser utilizado com a Moka, pois a moagem muito fina entope o filtro, para isso é necessário um café de moagem média ou seja, o proprietário da Moka deve, de preferência, adquirir um moedor de café. 

O moedor de café, assim como a cafeteira italiana possui diversos tipos e podem ser encontrados por diversos valores, entretanto, para aqueles mais práticos e que não possuem tanto tempo ou paciência, recomendo o moedor elétrico que hoje (Outubro/2010) custa cerca de setenta reais. Para os mais pacientes, aqueles que gostam relaxar preparando seu bom café, existem moedores manuais de cerâmica, madeira, e outros materiais que podem ser adquiridos com valores de vinte e cinco a duzentos reais.

Materiais:

  • Moedor de grãos
  • Café torrado em grãos
  • Moka/ Cafeteira italiana
  • Açúcar/ Adoçante à gosto

Modo de preparo:

1. Encha a base com água fria até o nível da válvula.
2. Encha completamente o filtro com café moído (25 segundos na máquina) sem prensar.
3. Certifique-se que todas as partes estão perfeitamente encaixadas.
4. Leve ao fogo médio.
5. Deixe a tampa levantada e quando o café começar a subir e a borbulhar, retire do fogo.
6. Sirva. Este café não deve ser armazenado em garrafas ou requentado esquentado.
6. Lave a máquina com água quente e deixe secar completamente antes de montar e guardar.

Dica:

Ao colocar a Moka no fogo, coloque um colher de sopa de água fria na parte de cima para que o café quente, ao entrar em contato com o metal, não adquira um gosto ruim.

Observações:

Sim, deu ruim na primeira vez que eu fiz. Usei pó de café normal, fui teimosa, e a água não conseguir passar do filtro para a parte de cima.

Se você não gosta de café forte, ou toma café em xícara de chá, a Moka não serve para você, ela faz apenas cafezinhos (Dependendo do tamanho da Moka, ela faz de 4 a 6 xícaras de café). 

Não tenha medo de encher completamente o reservatório, muito dessa água evapora e não vira café realmente.

Se puder, realmente compre uma Moka de boa qualidade, isso vai garantir que o passo-a-passo saia exatamente como na receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Seu comentário é bem vindo (comentários contendo pornografia, palavrões, ofensas raciais, misóginas e homofóbicas serão deletados)