sábado, 20 de outubro de 2018

[Conto] Cabelos Molhados - Luís Pimentel


A seleção de 16 contos Cabelos Molhados (2006) faz parte da coleção Literatura para todos, criada pelo ministério da Educação do Governo Brasileiro especialmente para os estudantes do programa Brasil Alfabetizado (2003).

 A coleção Literatura para todos é composta por 10 livros representantes dos gêneros: Poesia, Conto, Novela, Crônica, Tradição oral, Biografia e Peça teatral, todos frutos de um concurso nacional lançado em 2005 pelo Ministério da Educação.

Cabelos molhados nos lembra a infância, neste livro, o baiano Luís Pimentel oferece ao leitor dezesseis contos repletos de humor, drama, suspense e ação. Histórias curtas, ficção que mais parece realidade pela maneira como o leitor com elas se identifica. É impossível ler esse livro e não pensar: "isso poderia ter acontecido comigo ou com algum familiar ou conhecido".

O primeiro conto da obra, que o nomeia, assim como os demais é um conto curto, que conta a história de Ananias, um homem que tem sua casa invadida pela polícia e demais autoridades da pequena cidade onde mora em busca de Almerinda, sua esposa desaparecida que todos alegam ter sido morta pelo mesmo. O conto apesar do tema, prende a nossa leitura do inicio ao fim e instiga nossa curiosidade, de modo que entre o começo e o final do texto mudei de ideia várias vezes quanto à culpabilidade de Ananias. Detalhe interessante é perceber as características interioranas e nordestinas do conto, desde as falas dos personagens até as descrições de objetos e eventos. 

No segundo conto " Prejuízo" e terceiro revisitamos nossa infância enquanto moleques arteiros de respostas rápidas e inteligentes. Todos fomos, ou tivemos aquele irmão, primo ou vizinho danado que de tão sabido* ganhava o amor de todos em volta. O terceiro conto acompanha a temática infantil de forma mais lúdica e poética ao narrar um acontecimento durante uma partida de futebol, denominado "Garrincha", o conto relembra a alegria de assistir uma partida de futebol ao lado do pai, enquanto cria uma ligação entre o pássaro Garricha que o falecido grande jogador Manoel Francisco dos Santos.

Cabelos molhados é uma leitura rápida, gostosa e que deixa os mais velhos um tanto nostálgicos, literatura brasileira de qualidade disponível para todos, o livro está disponível no domínio publico e para baixá-lo no formato pdf basta clicar na imagem abaixo.

Photography by @agarotaraivosa on Instagram


Sobre o autor


O jornalista e escritor brasileiro Luis Pimentel (1953) cresceu e teve sua formação básica na cidade de Feira de Santana de onde mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar teatro. Ali, contudo, dedicou-se ao jornalismo e à literatura.


Trabalhou em várias publicações e jornais, como O Pasquim (1976-1977), na Mad do Brasil, Última Hora, O Dia e outros.

Como escritor, é autor de dezenas de obras, em vários estilos, e dedicadas aos públicos infantil ou adulto, além das biografias de Wilson Batista e Luiz Gonzaga, havendo ganho vários prêmios literários. Foi, ainda, roteirista em programas de humor da televisão, como Escolinha do Professor Raimundo.

Seu trabalho também é voltado para a música do Brasil, havendo editado a revista Música Brasileira, que ainda encontra sua versão no meio digital.

Coordenou, também, a publicação de Paixão e Ficção - Contos e Causos de Futebol, no qual escreveu um texto, ao lado de figuras como Zico, Armando Nogueira, Aldir Blanc, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Seu comentário é bem vindo (comentários contendo pornografia, palavrões, ofensas raciais, misóginas e homofóbicas serão deletados)