segunda-feira, 8 de outubro de 2018

[Conto] Felicidade Clandestina (1971) - Clarice Lispector

Photography by @agarotaraivosa on Instagram

Felicidade Clandestina é uma a coletânea lançada em 1971 e que reúne diversos textos de Clarice Lispector, os quais desenham para o leitor diversas fases da vida da autora.
Alguns destes contos foram publicados no Jornal do Brasil durante o período no qual a autora colaborava com a publicação.



A mais importante escritora brasileira passou a ser conhecida do público quando passou a publicar seus textos na impressa nos anos 60, Felicidade Clandestina retrata a vida carioca no período 1950-1960, quando a cidade do Rio de Janeiro passava pelo processo de urbanização enfrentava a resistência do comportamento e pensamento provinciano.


Durante a leitura pude observar que todos os textos tem um quê de biográfico e passam pela infância, adolescência, família e questões da alma da autora, criar uma conexão e me identificar com esta mulher incrível é uma tarefa fácil quando estamos com esta obra nas mãos.

Tenho um relacionamento com este conto, pois quando tinha cerca de 11 anos passei meses indo e voltando da Biblioteca Municipal Malba Tahan (saudades São Bernardo do Campo) até ler toda a coleção do Sítio do Pica-pau Amarelo e elegi Reinações de Narizinho como meu livro favorito da época. Assim, quando li o conto que nomeia esta coletânea me identifique tanto com a garotinha do conto, que sempre retorno a ele. Felicidade Clandestina é um conto que aquece nosso coração, deixa aquele calorzinho agradável no peito.  Espero que ele faça parte da sua vida como fez e faz parte da minha.

Gostaria de dividir a experiência desta leitura com todos, mas como não é possível,  divido a leitura do conto que nomeia a coletânea feita por uma das maiores atrizes brasileiras: Aracy Balabanian (você pode baixar o arquivo e ter o conto em áudio com você para sempre ou escutar online).



Gostou do conto? Quer conhecer os outros 24 contos/crônicas? Adquira a coletânea publicada pela editora Rocco em capa comum por cerca de R$15,00 ou o E-book que está sendo vendido por aproximadamente R$ 9,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Seu comentário é bem vindo (comentários contendo pornografia, palavrões, ofensas raciais, misóginas e homofóbicas serão deletados)