sábado, 12 de janeiro de 2019

[Livro] Minha cozinha em Berlim - Luisa Weiss




No melhor estilo Julie & Júlia ( filme que inclusive é citado no livro), esta obra narra em primeira pessoa a história da jovem Luisa e seu relacionamento com a vida e a comida a partir de pequenas crônicas.

Minha cozinha em Berlim é uma obra deliciosa de fato, entretanto, não é um livro sobre culinária. Aos 36 anos, Luisa resolveu escrever sobre sua trajetória desde a infância até o momento no qual se tornou uma mulher adulta realizada. A obra se inicia ao relatar acontecimentos de quando a autora tinha apenas três anos de idade e já relaciona sua vida afetiva com a presença dos prazeres da comida. 

Desde jovem Luisa tem uma relação íntima com a comida e todo o ambiente afetivo em volta da cozinha, e é a partir de sua narrativa da sensação de estar na cozinha de Joanie, praticamente sua segunda mãe, que a autora revive sua vida com uma escrita leve e cheia de detalhes. Acabamos por nos envolver com seus conflitos e alegrias familiares, acompanhamos momentos de descobertas, como o prazer da leitura e da solidão vivida em Paris quando se é uma garota introspectiva, a descoberta pelo prazer da leitura, os amores e mudanças.

Quero destacar o fato de a autora descrever maravilhosamente os países pelos quais passou, sua escrita não só possibilita termos uma imagem visual torna possível sentirmos o clima de cada lugar pelo qual a protagonista passou ( Berlim, Paris, Itália, EUA). As receitas presentes no final de cada capítulo nos deixam com água na boca e torna a experiencia desta leitura ainda mais prazerosa.

O fato de a autora, assim como a Julie de Julie & Julia ter criado um blog para compartilhar suas receitas nos aproxima ainda mais desta, desenvolvemos uma empatia pela jovem que ainda não sabe bem o que fazer com a própria vida.

Este é um livro leve, para se ler com carinho e devagar. Voltarei a consultá-lo sem dúvida, não só para relar alguma crônica, mas para tentar recriar alguma receita. Recomendo.  

O ensopadinho da depressão é aquela comidinha confortável, as vezes uma receita básica da nossa mãe ou avó, que você prepara para si mesmo quando está sozinho e triste, é um alimento que te conforta e te lembra de casa. Em tempos de MasterChef, comprei esse livro por impulso em mais uma feira de livros aqui na minha cidade, um impulso do qual não me arrependo de forma alguma, um livro maravilhoso por um preço ínfimo.

Sinopse: É preciso coragem para virar a própria vida de cabeça para baixo, principalmente quando todo mundo acha você uma garota de sorte. Mas, às vezes, o que parece certo não poderia estar mais errado. Minha cozinha em Berlim é a deliciosa narrativa de Luisa Weiss, uma jovem romântica e confusa, viajante apaixonada, cidadã itinerante e cozinheira perfeccionista que decide jogar tudo para o alto – sua vida certinha em Nova York, o emprego dos sonhos e o namorado – para ir em busca de uma vida nova (e de um novo amor?) que traga de volta o gostinho de sua infância em Berlim. Uma bela e inspiradora história sobre como é preciso se entregar para seguir a paixão. Entre uma receita e outra, será impossível não se encantar com a honestidade, as vulnerabilidades e a belíssima escrita de Luisa Weiss – e ainda ficar morrendo de vontade de provar a torta de maçã com a massa mais leve de todos os tempos, a melhor salada niçoise do mundo, ou mesmo as surpreendentes endívias refogadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Seu comentário é bem vindo (comentários contendo pornografia, palavrões, ofensas raciais, misóginas e homofóbicas serão deletados)