segunda-feira, 13 de maio de 2019

[Netflix/ Dorama] Romace is a bonus book, 2019.


Romance is a Bonus Book é uma série sul-coreana original Netflix inspirado no romance Younger da autora americana Pamela Redmond Satran e é perfeita para os amantes de leitura e interessados pelo mundo editorial.

Esta é a segunda vez que a obra de Pamela se torna inspiração para um seriado de televisão, em 2015 a TV Land lançou  homônima ao livro e manteve a série no ar até a 5ª temporada e a 6ª temporada está prevista para Junho de 2019.

Antes de nos aprofundarmos entre as semelhanças e diferenças entre o dorama coreano e a série americana, é interessante conhecermos um pouco a obra que inspirou ambas as produções:

  • O livro Younger foi publicado no Brasil pela Editora Record em 2015 com 319 páginas e conta a história de Alice, uma mulher que aparenta ser bem mais jovem do que realmente é apesar de um ou outro fio branco e o jeito desleixado de dona de casa. Tudo começa a mudar quando o marido abandona Alice e a filha e a agora ex dona de casa é obrigada a retornar ao mercado de trabalho.
  • Tudo se complica quando Alice permite que Maggie, sua amiga, modernize seu visual. Graças à aparencia mais jovem e modernizada, à meia noite da véspera de ano novo Alice beija um rapaz anos mais jovem que ela e que descobre, logo será seu colega de trabalho.
  •  A história de Alice baseia-se na luta da personagem para voltar ao mercado de trabalho, ao tempo que tenta viver um romance e esconder sua verdadeira idade dos colegas de trabalho e de seu amado.

A série americana Younger de 2015 criada por Darren Star e estrelada por Sutton Foster ainda está em exibição e conta com 5 temporadas atualmente.


  • A protagonista Liza Miller é uma mãe divorciada de 40 anos. Com sua filha adolescente estudando na India, Liza tem que descobrir uma forma de sustentar a si e a filha, já que o vicio em jogo do ex marido as deixou em apuros financeiros, perdendo todas as suas economias e até mesmo sua casa.
  • Liza tenta retornar ao mercado de trabalho candidatando-se à vagas no mercado editorial, entretanto a missão torna-se dificil e a mesma percebe que tem que começar de baixo.
  • Liza conhece Josh, um tatuador de 26 anos que pensa que eles tem a mesma idade.
  • Maggie, amiga de Liza, ajuda a ex dona de casa a mudar seu visual para que a mesma consiga emprego se passando por uma mulher mais jovem.

Pamela Redmond criou uma história simples mas atrativa, com desdobramentos e aprofundamentos relacionados à família, à dificuldade em ser mulher no mundo capitalista, em ser uma mulher divorciada, mais velha sem experiência profissional, a luta por retornar a se relacionar amorosamente depois dos 40 e tantos outros temas dos quais não imaginamos que um chick lit poderia evocar.

A adaptação sul-coreana the Younger "Romance is a bônus book" estreou em Março de 2019 e nos conta a história do escritor e editor de sucesso Eun Ho que, quando criança salvou a adolescente Dan-i de um acidente.  A dupla desenvolve uma amizade para a vida e Dan-i apresenta o mundo da Literatura para seu jovem amigo. Já adultos, a vida dos dois os levam à caminhos separados e enquanto Eun Ho segue a vida como um solteiro cobiçado e com sucesso profissional, Dan-I se casa, tem uma filha e desiste da carreira na área de marketing para dedicar-se à família.
O que Dan-I não sabe é que Eun Ho nutre desde muito jovem um amor implacável por ela, por isso decide se afastar e deixar com que ela viva a vida que desejou. Diante deste afastamento Eun Ho não fica sabendo quando Dan-I é abandonada pelo marido perde sua casa e toda fonte de renda, sendo obrigada a retornar ao mercado de trabalho. O casal se reencontra quando Dan-i, mentindo sobre sua idade e formação consegue um emprego na editora de Eun Ho. Desta vez Eun Ho não está disposto a perder o amor de sua vida, mas será que Dan-I que até agora o via como seu irmão caçula o verá como homem? Só assistindo caro leitor.
Minha opiniao pessoal é de que a obra coreana é mais delicada. Podemos perceber isso ao acompanhar o sofrimento de Dan-I ao receber tantas recusas de emprego, também podemos perceber que a repaginada que Dan-I recebe não muda sua totalmente individualidade, ao contrário de Liza que se "fantasia" de jovem pós adolescente para o novo emprego. A obra sul coreana não obriga Dan-I a mudar de personalidade, fingir conhecer assuntos ligados à modernidade. Achei que, sinceramente, a obra oriental respeitou bem mais a personagem que a americana.

A série "Romance is a bonus book" está disponível na plataforma de streaming Netflix, a série americana Younger é exibida  originalmente pela TV Land, e não consegui encontrá-la em nenhum streaming disponível, mas existe o google pra isso não é mesmo? Você pode encontrar as 5 temporadas em vários sites e até mesmo no Youtube. Quanto ao livro, você pode encontrá-lo em várias livrarias on-line, na Amazon o mesmo está disponivel em estoque a partir de 15 de Maio deste ano, daqui a pouco.


Então é isso caro leitor, esta bela história está disponível em três ótimos formatos para todos os tipos de gosto, quem gosta do formato corrido, engraçado, as vezes exagerado, temos a série americana (Hillary Duff está nela, inclusive), para aqueles que são das letras temos o livro que inspirou as séries e para aqueles que gostam de historias mais delicadas, contadas em um ritmo diferente, temos Romance is a bonus book. Escolha seu formato e enjoy :3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Seu comentário é bem vindo (comentários contendo pornografia, palavrões, ofensas raciais, misóginas e homofóbicas serão deletados)